Mais um draw this again, novamente de um desenho que fiz por volta de 2012, e aqui está a comparação (depois leiam as notas a seguir à imagem e vejam também o passo-a-passo do novo desenho):


A única coisa que se calhar não parece tão bonita são algumas das cores, mas isso é por ser uma foto, comparado com o desenho antigo que está digitalizado - e não me apeteceu estar a tentar melhorar a qualidade das fotos. Para quem não sabe, o Draw this again é precisamente um desafio onde se escolhe um desenho feito pela própria pessoa há bastante tempo atrás e se volta a tentar desenhá-lo, para verificar como o traço, pintura e composição (técnica em geral) evoluiu. Gosto de como o dragão está muito mais bem feito, e adorei a minha pintura do fundo - especialmente do céu, que normalmente não tenho paciência para pintar, em particular com tons de por do sol. A rapariga também está muito melhor e a roupa é mais realista, embora muitíssimo distinta da do desenho original. A paisagem e a maneira como utilizei o contraste está semelhante à do primeiro desenho, mas também melhor conseguida. Também gostei da nova palete de cores, semelhante à anterior mas mais harmoniosa, sem tantos pretos para fazer de sombra, que era uma noção mesmo amadora que eu partilhava... E há muitos detalhes que se perdem na fotografia de que gostei. 

As imagens seguintes apresentam o processo. O primeiro desenho é um sketch que fiz com cores numa folha separada, e depois, numa nova folha, é que comecei o desenho final, começando por desenhar as formas a lápis. 


Os materiais utilizados no sketch foram sublinhadores (sim, eu gosto de usar canetas espessas e claras para esboçar as minhas ideias confusas) e esferográfica para desenhar. O desenho final começou com lápis de grafite, na sua maioria foi pintado e contornado com lápis de cor, exceptuando as folhas em primeiro plano e a terra e "montanhas", onde usei copic. A camada de base do dragão e rapariga também foi conseguida com copics.