Como deve dar para perceber pela imagem acima, este desenho faz parte do desafio "Draw this again". É um desafio em que artistas escolhem desenhos seus antigos - não importa quão antigos são, podem ir desde anos a semanas e no meu caso foram cerca de 7 anos, creio eu - e voltam a desenhá-lo com o seu estilo atual. Podem mudar tudo o que quiserem - poses, estilo de pintura, ângulos, fundo, cores... mas idealmente as mudanças não impedem que se reconheça o desenho original. 

O desenho da esquerda foi um dos 3 desenhos que escolhi que quero tentar desenhar novamente. Comecei por esse por ser tecnicamente o mais simples, mas... delonguei-me bastante com a nova versão, o que é cómico considerando que o primeiro fiz em cerca de 3 horas, se tanto >.< Já no novo, poderão ver as etapas em baixo, mas eu fiz o sketch da pose, sketch das roupas e das penas, contornei acrescentando detalhes, apaguei o sketch a lápis que se via por baixo, pintei com aguarela e copics - o que por si só exige esperar que as camadas inferiores sequem e ir acrescentando cores por camadas - dei higlisths/brilho com uma caneta de gel branca e ainda contornei novamente, pois ao apagar com a borracha e pintar, o contorno tinha ficado esbatido. Pena pelas fotos não dar para notar todo esse detalhe, e digitalizando também não costuma dar. 

Gosto bastante de como me consegui manter fiel à imagem original - o vestido ainda tem pregas, o calçado é bizarro, mantive a cauda de penas e uma única "asa", o cabelo é loiro, os detalhes a preto e roxo... mas também fiz mudanças que considero significativas: intencionalmente, tornei o cabelo ondulado de forma a acompanhar a pose, as pregas do vestido estão mais esvoaçantes para dar a sensação de movimento e a pose, escolhi a pose clássica mas polémica "boobs-and-butt" [www] pois denota um certo dinamismo, mas não movimente (e sinceramente assemelha-se à do desenho original), o modelo do vestido é completamente diferente e parece mais confortável, acrescentei fitas compridas que acompanham a figura... Sem ser intencional mas uma evolução mais do que bem vinda, os traços estão claramente melhores, a forma como desenho a cara - especialmente nariz, boca e sobrancelhas - mudou drasticamente, e a minha noção de anatomia e proporção não de compara. Oh, e o gosto ;) 

Considerações finais: detesto desenhar penas.

Passo a passo, as etapas foram estas - algumas imagens são uma aproximação da fotografia ao lado (clicar para ampliar):